terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pequenos pesadelos da língua cotidiana



Ontem saí e comecei a ser perceguida. Então, anciosa, fis de tudo para fugir do perceguidor mas, denovo, ele veio correndo e quase me alcanssou. Mas ele não queria me roubar não, ele queria era me encomodar. Prá que, então, eu me pergunto? Só pode ser preguissa de procurar outra coisa prá fazer. Concerteza! Ou, derrepente, era por que ele se sentia muito sózinho. Aí, eu pensei melhor e fui lá levar uma torta de chocolate pra ele. Ele me jogou no precepício e eu saí nadando com a torta-bóia. Quem morreu foi o Seu Aurélio que não quiz ir sózinho e puxou o primo Houaiss.
Ao acordar, refiz o dicionário.

Alcanssou - Junção de alcançar + cansar. Não alcançou por estar cansado, portanto, não alcanssou.

Ancioso - pessoa anciã que está ansiosa.

Concerteza - Pessoa recém saída de um concerto.

Denovo - Segundo meu amigo Gonza, do verbo "denovar". Ainda não encontrei o significado, mas seguirei tentando bravamente.

Derrepente - Derrapou de repente.

Encomodar - Uma encomenda incomodativa!

Fis - Não fez realmente.

Prá - Deve ser para cima. O acento agudo aponta para cima.

Perceguida - Ser perseguido e perceber isso.

Precepício - Precipício preceptor.

Preguissa - Sempre é melhor do que ter preguiça!

Quiz - Um querer misturado com perguntas (quiz, do inglês).

Sózinho - Indivíduo muito só. Junção de "Só" + "Sozinho".


Um beijo e um abrasso da Gorda!

3 comentários:

  1. Hahaha. Muito bom!
    Em alguns documentos do século XIX a gente encontra "denovamente", o que eu acho genial"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. denovamente! Amei!!!
      Obrigada Farinatti! Por ler e por ampliar os meus horizontes da língua.

      Excluir
  2. Maravilea, exta gooria eh muitu intileginte!!!

    ResponderExcluir